edp news

PCH do Grupo EDP no Espírito Santo conquista duas certificações

Wednesday 29, January 2014

Localizada em Alegre, Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Francisco Grós recebeu certificações de Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional

A EDP no Brasil, empresa do grupo EDP Energias de Portugal, por meio da Pequena Central Hidrelétrica Francisco Grós, conquistou as certificações Certificações ISO 14001 - Norma de Meio Ambiente, e OHSAS 18001 - Norma para Segurança e Saúde Ocupacional. A auditoria na PCH, que está localizada no Rio Itapemirim, no município de Alegre, Sul do Espírito Santo, foi realizada pelo Bureau Veritas Certification.
 
As certificações concedidas à Companhia são duas das mais importantes do setor elétrico. A ISO 14001 é uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo. A norma é desenvolvida com objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, com o comprometimento de toda a organização. 

Já a OHSAS 18001 é uma especificação de auditoria internacionalmente reconhecida para Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SGSSO). Um SGSSO promove um ambiente de trabalho seguro e saudável, por meio de uma estrutura que permite à organização identificar e controlar riscos à saúde e segurança dos colaboradores.

“A conquista das certificações reafirma o compromisso do Grupo EDP na execução de procedimentos relevantes na área de meio ambiente, saúde e segurança, contemplando o atendimento à legislação, controle de documentos, indicadores de desempenho, análise dos sistemas implantados, homologação de fornecedores, controles para prevenir doenças e acidentes, sistemática para prevenir e remediar não conformidades, entre outras ações”, informa o diretor de Operação e Manutenção da Geração do Grupo EDP, José Cherem Pinto.

As boas práticas que comprovam o mérito pelas certificações iniciam-se desde o desenvolvimento das obras das usinas, uma vez, que a EDP adota as melhores práticas internacionais de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais das regiões, como previsto na política de sustentabilidade do Grupo, que é publicamente reconhecida como modelo de referência no Brasil. 
 
Além disso, nos locais onde possui atividades, são desenvolvidas diversas ações de acordo com o perfil da região, entre elas, os programas de Recuperação de Áreas Degradadas, Monitoramento Qualitativo e Quantitativo das águas dos rios e Monitoramento da Ictiofauna (acompanhamento de todo o conjunto das espécies de peixes que existem na localidade).