edp news

UHE São Manoel apoia projeto inovador da secretaria de saúde de alta floresta

Terça-feira 08, Janeiro 2019

Os profissionais treinados e equipamentos entregues ao Projeto PediaSuit irá beneficiar pacientes (crianças, adolescentes e adultos) com disfunções neurológicas

A Empresa de Energia São Manoel buscando colaborar com ações sociais inovadoras relacionadas a promoção da cidadania, da saúde e da proteção a crianças e aos adolescentes, especialmente no atendimento a pacientes com disfunções neurológicas, contribuiu com a formação de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, viabilizando a participação em cursos básico e avançado do Protocolo PediaSuit. O processo de formação ocorreu na cidade de Curitiba-PR, onde os profissionais conheceram todos os benefícios do tratamento e foram capacitados a implementar o protocolo.

\r\n\r\n

Para a implantação do Projeto PediaSuit na Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) de Alta Floresta, a São Manoel realizou também a entrega dos equipamentos que irá favorecer a execução do exercício universal usado para treinar uma criança, adolescente ou adulto no ganho da capacidade de coordenar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento. Os equipamentos entregues são formados por um sistema de elásticos (bungees) fixados na vestimenta de macacões especiais que facilita o controle postural, com grau de sustentação variável de acordo com a atividade e função trabalhada, permitindo ganhar amplitude de movimento, a flexibilidade dos músculos e articulações, bem como as competências funcionais. O PediaSuit é um projeto estruturado e quando desenvolvido por profissionais capacitados, aumenta o crescimento e desenvolvimento de cada paciente. A Coordenadora da UHE São Manoel, Cleide Rocha, disse que quando a equipe gestora recebeu o oficio da UDR com o pedido de apoio, a avaliação foi positiva, pois tratava-se de uma ação inovadora em saúde que dependia da capacitação dos profissionais e aquisição de alguns equipamentos. Além do mais, a equipe de profissionais da prefeitura que irá atuar no projeto sempre demonstrou muito empenho e esforço determinante para alcançar bons resultados. Por isso, a empresa acredita no sucesso do PediaSuit implantado na cidade. “Alta Floresta é o primeiro município do estado do Mato Grosso a oferecer o tratamento PediaSuit pela rede pública. Esse método holístico de tratamento atenderá também os municípios vizinhos. A concretização do projeto só foi possível com o apoio da Empresa de Energia São Manoel que acreditou e financiou a capacitação dos profissionais e adquiriu as vestimentas”, informou a doutora Jane Vieira Carneiro, fisioterapeuta autora do projeto.

\r\n\r\n

A Unidade Descentralizada de Reabilitação de Alta Floresta – UDR há vinte e dois anos oferece serviços de média e alta complexidade na atenção à saúde da pessoa com deficiência ou em incapacidade momentânea e ao mês são realizados em torno de dois mil e oitocentos atendimentos. As ações integradas de reabilitação são desenvolvidas nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional de encaminhamento para concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção através do Centro de Reabilitação Integral Don Aquino Correia em Cuiabá – MT. Atualmente a UDR possui um quadro de funcionário composto por Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional. O funcionamento é no período das 07:00 as 17:00 horas e a indicação para o tratamento é feita por profissionais fisioterapeutas e/ou médicos.

\r\n\r\n

\r\n\r\n

A Empresa de Energia São Manoel é a concessionária da Usina Hidrelétrica São Manoel, situada no rio Teles Pires, nos municípios de Jacareacanga – PA e Paranaíta – MT. O empreendimento tem capacidade instalada de 700 Megawatts (MW) de geração de energia.

\r\n